segunda-feira, 30 de março de 2015

Estudos para o CCIE - 2


Bom pessoal,

Continuando a saga rumo ao CCIE:

A primeira boa noticia foi que em praticamente metade do mês eu consegui acordar as 2 horas mais cedo para estudar, sendo que consegui adiantar bem os vídeos na parte de roteamento e já concluí os de EIGRP e estou terminando os de RIP.

Outra coisa boa que percebi é que como estou assitindo muito os vídeos, meu inglês (listening) está melhorando bastante também.

Porém como todo consultor, eu não tenho local fixo de trabalho e acabei indo pra um cliente mais longe da minha casa, gasto em torno de 1 hora e meia para chegar e voltar, mas estou utilizando esse tempo para ler o official guide vol 1 que já li praticamente a metade.

Outro grande problema foi o montar os Labs para roteamento, pois já tinha deixado pronto o lab em casa com os 10 CSR1000v porém com a versão desatualizada que não aceitava os comandos necessários para criar o ambiente de DMVPN, acabei perdendo um dia para baixar e configurar o lab com a última versão :(

Agora vamos ao que foi estudado:

- Criei 2 labs para estudar a parte de roteamento do workbook, o primeiro foi criado em um server que tenho em casa (16Gb, 300HD e processador Xeon com vários núcleos) com ESXI 5.1 e 10 CSR 1000V rodando nele, perdi algum tempo automatizando a inicialização das VMs (demora cerca de 5 minutos para o ambiente estar disponível), além das configurações básicas dos Routers, criei algumas confs no SecureCRT para logar e abrir todas as VMs de uma vez.

- O segundo Lab criei no note com o GNS3 e rodando 10 7200 com IOS 15.1 (4)M, para quando eu estiver em clientes ou quando sobrar algum tempo para estudar.

- Nos materiais que disponibilizei para download tem as configurações de cada laborátorio, a topologia é feita em cima de subinterfaces e fica parecendo com essa:



- Os vídeos até o momento são bem parecidos com os do CCNP, a única diferença que notei é que ele aborda muito mais ambientes com NBMA e muiltiponto, além da manipulação das rotas serem mais complexas, já no EIGRP a diferença fica por conta do EIGRP Named Mode que assisti porém não fiz os labs pois ainda não cheguei no workbook.

- Uma observação importante sobre os vídeos de Layer 2 WAN Cirtcuits é que eles devem ser feitos na prática e que podem ser feitos em umas 3 horas.

- Os labs até o momento funcionaram muito bem nos 2 tipos de lab que criei, porém percebi alguns probleminhas utilizando o ip sla (o comeando show track não retorna valores) nos labs feitos no GNS3.

Bom acho que esse mês estou conseguindo estudar bem, mesmo ocorrendo algumas mudanças :)

Abraços






Nenhum comentário:

Postar um comentário