segunda-feira, 7 de novembro de 2016

Estudos para o CCIE 10

Bom pessoal, chegamos ao décimo capitulo dessa saga rumo ao CCIE e agora cada dia mais empolgado pois percebi que tem uma galera acompanhando e me apoiando nos estudos, além disso o grupo no telegram está muito bacana com diversos papos (técnicos e pessoais) sobre os estudos de cada um, inclusive já foi compartilhado muito material pelo pessoal de lá, então quem quiser entrar no grupo me manda um e-mail (diegolc100@gmail.com) que eu adiciono lá depois, o grupo é pequeno mas são pessoas que realmente querem estudar ou já estão na trilha pra tirar a certificação.

Bom vamos ao que foi estudado desde o último post :)

- Primeiro resolvi ajustar os horários do meu project pra ter um pouco mais de visibilidade da quantidade de horas que estou estudando e acabei me surpreendendo o quanto estou indo mal no meu planejamento total:



- Como comecei os estudos em fevereiro de 2015 calculo que tive cerca de 635 dias até agora para estudar, e consegui estudar mais ou menos 353 horas até agora, somando umas 30 horas de blogging envolvendo o CCIE + umas 20 horas de planejamento mais ou menos + umas 20 horas montando lab (preparando) tenho no total de 423 horas gastas no projeto, dividindo isso pelos dias que tive (635) cheguei a uma média de 40 minutos estudados por dia.... uma vergonha...



- Um colega me perguntou o porque demoro tanto pra ler os livros (ex.30 horas) e para justificar a demora pra ler livros técnicos eu na verdade leio, escrevo o que entendi e as vezes chego a criar um pequeno lab do assunto, então acabo demorando mesmo kkkk

- Terminei a sessão de Multicast dos videos do INE, além do official guide e do workbook, como falei no post anterior achei a parte de multicast mais simples que o restante dos labs, me compliquei um pouco apenas quando foi preciso misturar BSR com SSM e MSDP, mas tirando isso o conceito é bem simples e direto, não tem muito segredo, vou criar um post especifico pra focar em multicast e posto aqui :)

- Comecei a estudar MPLS denovo que é o último protocolo mais "pesado" da prova, comecei pelo official guide como sempre e já estou na metade dos videos do INE, além disso estou relendo o livro Redes MPLS:



- Antes de começar os labs de MPLS, o amigo Flyner Portugal disponibilizou o link do WEB IOU com os labs do CCIE INE, Narbik e mais:

https://drive.google.com/file/d/0B2SmhVZ6tRWEYXluS29Hdm5OLUE/view

Basta importar pro Vmworkstation, logar na console (user:root senha:cisco) rodar um dhclient e conectar no ip que a eth0 vai pegar:



Nesse modo você consegue conectar nos equipamentos via browser:


Ou via telnet (ícone do CMD).

Com ele consigo utilizar em praticamente qualquer notebook/PC e não tenho mais aqueles problemas de lentidão reportados nos outros posts :)

Bom pessoal, vou tentar recuperar o tempo perdido até fevereiro e melhorar essa média de estudos, abraços.

8 comentários:

  1. Olá Diego, obrigado por compartilhar as informações!! Seria possível disponibilizar também o arquivo em project? Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara desculpa a demora, segue o post q coloquei o link do project:

      http://cafecomredes.blogspot.com.br/2015/02/estudos-para-o-ccie-r-inicio.html


      Abraços

      Excluir
  2. Diego, parabens pela iniciartiva! Estou iniciando os estudos e agora encontrei o lugar certo pra discutir as duvidas.
    Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa cara obrigado por acompanhar, estou demorando pra atualizar os estudos aqui no blog mas mês q vem posto algumas novidades, abraços

      Excluir
  3. Oba Diego, valeu a partilha do WEB IOU, mas como estava em formato vbox, estava me dando alguns problemas tive que converter p formato vmware e ai sim ficou melhor..
    valeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eita kkk eu subo o vmdk no VMworkstation mesmo, mas blz kkk se funcionou é show

      abraços

      Excluir
  4. Se voçe puder subir o vmdk beleza ai eu baixo o original... abç

    ResponderExcluir