sexta-feira, 17 de novembro de 2017

Vamos falar sobre Meraki?


Fala galera beleza?

O titulo desse post é bem sugestivo kkk, mas como pouco gente no mercado conhece, ou conhece apenas a solução de wi-fi da Meraki, vou falar um pouco sobre eles.

Bem, falando um pouco sobre a história da Meraki antes de ser adquirida pela Cisco, na verdade a empresa surgiu em 2006 criada por 2 estudantes do MIT (PHDs) Sanjit Biswas e Jhon Bicket, porém foi em 2007 após a mudança da sua sede para San Francisco que a startup ficou famosa com um projeto chamado "Free the Net campaing" que colocava alguns access-points e repetidores ao redor de um bairro (Lower Haight)oferencendo internet de graça em São Francisco, assim o projeto pulou de 20,000 usuários para 100,000 no primeiro ano de utilização, tornando a empresa um grande sucesso no mercado americano.
A Meraki continuou investindo em seu portfólio de APs com as mais diversas tecnologias de mercado, porém o seu diferencial era que toda a gerencia dos dispositivos era realizada pela nuvem.

Em 2012 a Cisco adquiriu a Meraki por 1.2 bilhões de dólares e incorporou os seus serviços passando a se chamar Cisco Meraki e hoje em dia possuí mais de 230,000 clientes e mais de 3 milhões de dispositivos conectados.

Bom conhecendo um pouco sobre eles você deve estar se perguntando o que você tem haver com isso? Simples, a Cisco está investindo pesado no mercado da America Latina e principalmente nas pequenas empresas que é o foco do Cisco Meraki, então se você não trabalha com Cisco Meraki, provavelmente irá se deparar com eles em algum lugar daqui pra frente.

Na Cisco Live desse ano eles apresentaram 2 novos modelos de MX, 1 de Z3, a expansão da plataforma virtual do Meraki além da opção de dashboard em português.

Segue os modelos de APs oferecidos pela Meraki (últimas famílias lançadas):


Cada modelo tem a sua própria especificação, mas em geral o que muda é a potência, o ambiente que deve ser utilizado e algumas features mais simples (por exemplo o AP MR84 é utilizado em ambientes externos e tem proteção a poeira, vibração e choque), porém as features principais estão todas lá, que são:


Como podemos ver as vantagens das outras soluções Wireless são inumeras e vou citar algumas:
- Gerencia na nuvem (não necessita de controladora);
- Configuração simplificada (criação de templates na nuvem, basta conectar o AP na internet que ele faz o download das configurações);
- Acesso a guest simplificado (Aruba precisa do ClearPass, Cisco do ISE etc);
- Traffic Shapping em L7 - baseado na aplicação você consegue priorizar/bloquear/restringir o tráfego (ex.Facebook, Youtube etc);
- RF Optimization - Visão de spectrum em tempo real, radio especifico para segurança e gerencia de RF (concorrentes possuem appliance ou serviço cobrado a parte);
- Analytics - Visibilidade/localização dos seus clientes, podendo mensurar o tempo e os locais onde o cliente passou ou onde são os pontos de atenção do seus clientes;
- Layer 7 traffic shapping - priorização/restrição/bloqueio do trafego baseado na aplicação (L7);

Tudo isso acima apenas com 1 licença de utilização e o valor do equipamento, tudo em um.

Segue os modelos de Switches que a Meraki disponibiliza e as features encontradas neles:


Assim como os APs, os switches também são gerenciados pela nuvem e variam apneas a quantidade de portas SFPs de uplink, a potência do POE, a quantidade de stacks que podem ser feitos e as features de L3 para os switches de distribuição:

Security/SD-WAN:






Pessoal, a linha Security/SD-WAN chega com diversas features para atender diversos ambientes diferentes, features como Next-Generation Firewall,IPS, filtro de conteúdo, alta disponibilidade, proteção de malware etc.
Eles também seguem a tendencia do citados acima mudando somente o throughput, a quantidade de portas e a quantidade de clients suportados, com praticamente todas as features liberadas com 1 licença, segue as principais features:

Communication:


 Serviços de telefonia tradicionais gerenciados pela nuvem (voicemail, transferências, estatisticas etc):



Gerencias de sistemas:

Gerencia de devices, controle de desktops, smartphones, tablets etc:



Gerencia de camêras:





Além de todo esse portifólio de serviços e equipamentos, toda a gerencia pode ser realizada via aplicativo para android e IOS.

Link:

Abraços pessoal


2 comentários:

  1. Legal esse artigo. Há pouco tempo tive a oportunidade de realizar uma PoC com o SD-WAN deles. Na ocasião ele ainda não atendia algumas premissas importantes como:
    Abstração do underlay;
    Quantidade de túneis (virtual path) limitado,
    Não fazia NAT exclusion;
    Balanceamento de tráfego por sessão...entre outras.

    Mas os APs entregam bom resultado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Ciro, obrigado pelo comentário, estou em um projeto com a linha MX e realmente ela possuí algumas limitações, porém das opções que testamos (POC) acabou um dos melhores custo-benefício que encontramos, a Cisco mesmo tinha nos oferecido o ALL-IN-ONE deles que acabou ficando inviável pela estrutura necessária para colocar em produção.

      Não é o melhor equipamento, mas funciona bem no que propõe.

      Abraços

      Excluir