terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Troubleshoots e dicas EVE-NG


Fala galera beleza?

Essa semana estava brincando um pouco com o EVE-NG porém tive alguns probleminhas com ele, segue algumas das soluções que utilizei para conseguir resolve-los:

Atualização de versão

Galera para realizar a atualização de versão do EVE são apenas 3 comandos necessários (lembrando que a VM tem que estar saindo para a internet e resolvendo nome):

apt autoremove
apt update
apt upgrade

Após terminar de atualizar, aconselho rebootar a VM e limpar o cache do browser (perdi um tempinho nessa parte)  pois o navegador irá ficar em loop caso você não limpe;

Web Console não faz login

Galera, esse problema aconteceu comigo agora a pouco, ele ocorre devido a 2 motivos:

- O primeiro é o espaço em disco da VM que ficou cheio, utilize o comando abaixo na CLI da VM para verificar a utilização:

df -h



- O segundo é o crash do banco de dados do SQL da VM (caso você tenha desligado a máquina com o EVE rodando):

unl_wrapper -a restoredb



Vale também tentar em último caso o famoso fixpermissions:

/opt/unetlab/wrappers/unl_wrapper -a fixpermissions

Baixar a versão Professional ao invés da Community

Galera esse erro alguns colegas meus cometeram e me pediraam ajuda (Josimar me deve uns 30 minutos de ajuda kkkk) , os sintomas são:

- Nenhum equipamento inicia, mesmo com memória e CPU disponíveis;

Utilize o comando abaixo para identificar qual versão você baixou e instalou:

dpkg -l eve-ng
dpkg -l eve-ng-pro

Perder o acesso Admin web

Esse caso acontece bastante quando você recebe VMs customizadas e não sabe o usuário e senha do acesso web, utilize (versão community):

echo "DELETE from users where username = 'admin';" | mysql --host=localhost --user=root --password=eve-ng eve_ng_db

echo "INSERT INTO users VALUES ('admin',NULL,'root@localhost',-1,'Eve-NGAdministrator','85262adf74518bbb70c7cb94cd6159d91669e5a81edf1efebd543eadbda9fa2b',NULL,'','admin','',1);"| mysql --host=localhost --user=root --password=eve-ng eve_ng_db

Esse comando vai resetar para o usuário admin e a senha eve.

Versão PRO:

echo "DELETE from users where username = 'admin';" | mysql --host=localhost --user=root --password=eve-ng eve_ng_db

echo "INSERT INTO users VALUES ('admin',NULL,'root@localhost',-1,'Eve-NG Administrator','85262adf74518bbb70c7cb94cd6159d91669e5a81edf1efebd543eadbda9fa2b',NULL,'','admin','',0,-1,'internal');" | mysql --host=localhost --user=root --password=eve-ng eve_ng_db

Terminal antigo ou acessos remotos (VNC etc) não funcionam

Galera, uma dica bacana para uma melhor experiência utilizando o EVE é utilizar os "Client Side packets" que são uma série de ferramentas que ajudam na utilização do emulador:




Cookbook

A última dica bacana é estar sempre de olho no Eve-Cookbook que é sempre atualizado junto as versões do EVE,e é totalmente grátis:



Outras ajudas:
FAQs:
https://www.eve-ng.net/index.php/faq/

Eve Node Calculator:
https://drive.google.com/file/d/1Rbu7KDNSNuWiv_AphWx0vCek8CKVB1WI/view

Client Side:
https://www.eve-ng.net/index.php/download/

Eve-Cookbook
https://www.eve-ng.net/wp-content/uploads/2020/01/EVE-COOK-BOOK-1.26-2020.pdf

Abraços pessoal

4 comentários:

  1. Opa, legal essas dicas em? Mas você poderia também agradecer a quem te ajudou nisso, não acha ? Pegar esse conteúdo em diversos foruns e publicar em seu "blog" sem agradecer é um pouco fora de contexto, não acha ? Grande abraço e sucesso no suu Blog C&P.

    #LuisCruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Luiz beleza? As dicas e tshoots foram tiradas do proprio FAQ do site do Eve (que está no post no final) e os screenshots são da minha maquina pessoal, abraços!

      Excluir
    2. Tudo na paz Diegão CopyPaste, uma dica de alguém que sempre te apoia, seja mais humilde e agradeça aqueles que você pede apoio, copiar informação daqui pra colar ali não vai te dar benefícios "PAS"

      #LuisCruz

      Excluir
    3. Luiz cara nao estou entendendo, não copiei conteúdo de ninguem, os casos que citei acima aconteceram comigo ou com colegas como coloquei no post e algumas das soluções estão no FAQ do próprio EVE, o post nao serve para lucrar em nada (nunca recebi 1 centavo pelo blog) serve para ajudar quem passa pelos mesmos problemas que eu passei e se preciso agradecer a alguém nesse caso é ao proprio site do eve....

      Excluir