quinta-feira, 19 de novembro de 2015

V Semana de Infraestrutura da Internet no Brasil



Estão abertas as inscrições para V Semana de infraestrutura da internet no Brasil, o evento ocorrerá entre os dias 07 e 11 de dezembro aqui em SP com diversas palestras com assuntos variados com 2 dias para as paletras do PTT 1 dia para o forum IPv6 e 2 dias para o GTER40:



Sexta edição do Fórum Brasileiro de IPv6
A sexta edição do Fórum Brasileiro de IPv6 acontece no dia 9 de dezembro (quarta-feira) com a proposta de apresentar o andamento das ações de implantação do novo protocolo no Brasil e no mundo. O estoque central de endereços IPv4 na América Latina e Caribe esgotou-se no dia 10 de junho do ano passado, entrando na fase de “terminação gradual”. Neste ano, o estoque está quase entrando na última fase de esgotamento, situação que só permitirá a novos membros a aquisição de endereços IPv4. Tendo em vista isso, muitos provedores já começaram a implantar IPv6 em 2015, fazendo com que o Brasil alcançasse patamares expressivos no tráfego do IPv6 ! O ano de 2016 promete ser marcado por mais avanços significativos na adoção do IPv6 no país!



O fórum faz parte da V Semana de Infraestrutura da Internet (de 7 a 11 de dezembro), com o PTT Fórum (o encontro dos Sistemas Autônomos – ASs – brasileiros) e a reunião conjunta do GTER (Grupo de Trabalho de Engenharia de Redes e Operações) e GTS (Grupo de trabalho de Segurança de Redes). Os eventos abordam temas como melhores práticas na área de redes, os preparativos para as Olimpíadas 2016, a segurança na era da Internet das Coisas e efeitos do Marco Civil na gestão e projeto de redes IP, entre dezenas de outros temas contemporâneos sobre a Internet no Brasil.

Esta será a 9ª edição do IX (PTT) Fórum, um evento promovido pelo CEPTRO.br (Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações) do NIC.br (Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR), com o apoio do CGI.br (Comitê Gestor da Internet no Brasil).
O IX (PTT) Fórum é um evento anual, que teve início em 2007, e tem o objetivo de propiciar uma oportunidade para discussão de assuntos relacionados à infraestrutura Internet no país. Este é um evento bilingue (Portugês e Inglês). Haverá tradução simultânea e transmissão pela Internet.
O IX (PTT) Fórum contará com apresentações de estudos de casos, palestras e debates sobre temas relacionados a infraestrutura Internet no Brasil, e possivelmente tutoriais técnicos sobre boas práticas para os Sistemas Autônomos como: IPv6, Segurança, DNS e Roteamento.




Chamada GTER
O Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes, em sua 40ª reunião a ser realizada no dia 10 de Dezembro de 2015 em São Paulo - SP, convida a comunidade de operadores de serviços internet no Brasil para o envio de apresentações sobre Engenharia e Operação de Redes Internet.

O material deve tratar principalmente de aspectos práticos e operacionais da atualidade dos serviços Internet no país.

Sugestões para tópicos:

Aplicações de Rede (DNS, SMTP, HTTP, VoIP etc.)
Caches
CDNs (Redes de Distribuição de Conteúdo)
Datacenters
DoS / DDoS
Engenharia de Tráfego
Escalabilidade
Gerência de Rede
Governança Internet
Impactos Regulatórios
Infraestrutura para Cloud Computing
IP/Ethernet Switching / Filtering
Lidando com a falta de endereços IPv4
Melhores Práticas
Mobilidade
Operação de Redes
SDNs (Redes Definidas por Software)
Roteamento (interno e externo)
Troca de Tráfego (inclusive em PTTs)
Última Milha (FTTH, HFC, LTE, Wi-Fi, xDSL, xPON, xTP etc.)
VPNs
Wireless

Chamada GTS
O Grupo de Trabalho em Segurança de Redes, em sua 26ª reunião a ser realizada no dia 10 e 11 de Dezembro de 2015 em São Paulo - SP, conjuntamente com a 40a. Reunião do GTER - Grupo de Trabalho de Engenharia e Operação de Redes, convida a comunidade de operadores de serviços internet no Brasil para o envio de apresentações sobre Segurança de Redes e Internet.

Sugestões para tópicos:

Análise de artefatos
Análise de risco
Assinaturas digitais
Combate a fraudes por computador
Combate a DoS / DDoS
Continuidade de negócios e operações
Detecção e proteção de intrusão
Direito Eletrônico e Digital aplicado à Internet
Filtros, proxies e firewalls
Perícia e análise forense
Políticas de segurança
Prevenção e combate ao spam
Programação segura
Recuperação de desastres
Segurança wireless
Segurança de infra-estrutura
Segurança de sistemas e redes
Segurança de operação de DNS
Segurança para Internet das coisas
Tratamento de incidentes

Links:

http://nic.br/semanainfrabr/

http://ix.br/pttforum/9/

http://gtergts.nic.br/

Abraços

Nenhum comentário:

Postar um comentário