segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Estudos para o CCIE 11


Bom galera, depois de uma longa pausa nas postagens do CCIE R&S , estou voltando com algumas novidades interessantes, vamos lá:

 - Primeiro tive que reagendar a minha prova do WR 2 vezes, a primeira por motivo de falta de skill (estava muito despreparado no final do ano), e agora mais recente por força maior (problema grave de doença na família), além disso, o centro que eu ia realizar a prova daqui a 2 semanas me ligou hoje solicitando o reagendamento da prova pois na data eles irão realizar uma manutenção (GMUD??) e ficarão sem internet no dia...



 - Nesse último mês foquei bastante na prova do WR e estudei bastante as minhas anotações dos official guides (v1 e v2) e bastante também as envolving technologies como mostrei nesses 2 posts:

http://cafecomredes.blogspot.com.br/2017/02/evolving-technologies-cloud-openstack-e.html

http://cafecomredes.blogspot.com.br/2017/02/evolving-technologies-cloud-openstack.html

 - Consegui terminar todos os vídeos de MPLS, DMVPN, e quase todos de IPSec (estou assistindo junto com os labs que estou realizando), então praticamente estão faltando apenas uns 7 vídeos de IPv6 e 2 outros que acabei pulando (não sei porque), além dos vídeos que o INE chama de high-final-week que são um resumão de todos os vídeos/tecnologias encontradas no material;

- Progresso no Project:



 - Consegui vencer a timidez e começar a gravar alguns vídeos pra colocar no youtube, e 2 deles são como eu utilizo o WEB-IOU + os materiais do INE para estudar pra prova, segue:






- O colega Cleber me fez um pedido pra eu fazer um resumo dos acertos/erros neese período de estudos, então segue uma tabelinha básica:



 - Na parte prática, terminei os labs de MPLS, MPLS+BGP, DMVPN e estou no fim dos labs de IPsec, algo que me confundiu bastante e apanhei muito nos labs de MPLS foram os conceitos de address family do BGP e quando usar address-family ipv4, vpn ou quando as configurações devem ser feitas diretamente no BGP normal, ex:

 R4:
router bgp 100
 no bgp default ipv4-unicast
 neighbor 150.1.5.5 remote-as 100
 neighbor 150.1.5.5 update-source Loopback0
 neighbor 150.1.6.6 remote-as 100
 neighbor 150.1.6.6 update-source Loopback0
!
address-family vpnv4 unicast
 neighbor 150.1.5.5 activate
 neighbor 150.1.6.6 activate
 neighbor 150.1.5.5 send-community extended
 neighbor 150.1.6.6 send-community extended
 neighbor 150.1.5.5 route-reflector-client
 neighbor 150.1.6.6 route-reflector-client

 Se você não entender bem essa parte, irá apanhar bastante nos próximos labs em que o workbook simula uma conexão PE-CE com RIP, OSPF, EIGRP e BGP também.

 - Já nos labs de IPsec aconselho sempre realizar os labs e verificar as explicações nos vídeos (para não confundir muito sobre o que é o que), estudei bastante as diferenças entre fase 1 e fase 2 do IPsec (muito importante) pois nos laborátorios seguintes, começa a ficar um pouco mais complexo a criação dos tunneis (principalmente porque envolve DMVPN).

 - Como estou no fim dos labs de IPSec os próximos labs serão de tecnologias diversas e Security nos equipamentos, então deverei blogar bastante em cada tecnologia.

 Pessoal peço desculpas pelo atraso nas postagens e também se as vezes não explico muito bem alguma coisa (estou aprendendo a repassar o que estudo), postarei mais novidades no canal do Café com redes e qualquer dúvida/correção/dicas por favor me enviem um e-mail ou comentem nos próprios vídeos (estou aprendendo a criar conteúdos  no youtube ainda).

 Ahh antes que eu me esqueça, o grupo no Telegram está muito bom, sempre adiciono uma galera boa que está estudando bastante pra prova, pra entrar é só me enviar o seu cel por e-mail que te adiciono lá (mas tem que ser ativo e estar estudando mesmo)!!

 Abraços pessoal

5 comentários:

  1. Diego, boa tarde!

    O grupo do Telegram é exclusivo para o CCIE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Felipe beleza? cara sim é só pra galera que está estudando firme pro CCIE porque se não acaba virando bagunça lá, mas o que precisar me avs pode me mandar e-mail diegolc100@gmail.com que posso tentar te ajudar, abraços

      Excluir
  2. Fala Diego, blz !?

    Cara acompanho bastante o blog, já me inscrevi no seu canal, conteúdo show !

    Ah, tem mandei um e-mail sobre uma questão, se puder responder fico grato !

    Att,
    Fred

    ResponderExcluir
  3. Muito bom a forma como você estuda para as certificações, organizando no Project e etc. Poderia fazer um video sobre este assunto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa cara, está anotado, na próxima atualização posto como faço o planejamento dos estudos, abraços

      Excluir