sexta-feira, 8 de dezembro de 2017

Anotações CCNA CyberOps (parte 2)


SOC Playbook - Análise feita coletando, analisando e correlacionando grandes quantidades de dados, é um documento vivo que deve ser atualizado, revisto e gerenciado sempre:
Security analytics 1 Collect and analyze data - dados vindos de HIPS,NIPS, NGFW, Mail server, apliances, DNS etc;
Security analytics 2 Information Sharing - Infra necessária para o SOC classificar/armazenar e esportar os COIs;
Security analytics 3 Network Service - Oferecer serviços de rede críticos;
Security analytics 4 Detection tools - Ferramentas de detecção, de inteligencia e analise;
Security analytics 5 Playbook - O armazenamento de "plays" que se repetem (metodos e reports) para detecção e resposta à incidentes de segurança;
Security analytics 6 Mitigate - Mitigação do incidente (ex. Vacina de um antivírus, regras de firewall etc).
Security analytics 7 Remediate - Ações de médio a longo prazo para reparos (ex. atualização nos controles de acesso);

Eventos de um Playbook:
  - Report ID
  - Objective
  - Data query
  - Action
  - Analysis
  - Reference

SIEM - correlacionador de eventos que prove dados em tempo real de analises/alertas e alarmes voltados pra área de segurança;

Time to detection - tempo médio em que um evento malicioso é detectado;

Metricas de um SOC:
  - Speed: detecção rápida;
  - Focus: redução de falso positivos e garantia de ações eficientes na remediação;
  - Accuracy - monitoramento continuo e eliminação de pontos cegos de segurança;
Incident Timeline - Evento - Analise do evento (triagem) - Report - Cotain (contenção) - Remediate (tempo para remediação);
Metricas devem ser especificas, mensuráveis, acionáveis e relevantes;

SOC WMS - Workflow management system - sistema de respostas a incidentes que automatiza as remediações e ações tomadas em um incidente de segurança.
 - 3 tipos de workflows:
   - Sequencial - baseado em flow, progressivo de estágio em estágio;
   - State Machine - retorna ao estado estável do equipamento/sistema;
   - Rules-driven - também sequencial, porém as regras ditam o progresso;
 - Podem ser automatizado algumas tarefas do WMS - audit, gerenciamento de tickerts, lookup de devices etc;
 - Analista de nível 1 - monitoramento e triagem;
 - Analista de nível 2 - analise mais profunda, correlacionamento, remediação etc.
 - Incident response handler - gerencia o incidente (comunicação, processos etc;)
 - Especialista forense - foca em conseguir, manter e analisar dados para proposito de investigação;
 - Especialista em engenharia reversa de malware - Focado em analise/técnicas e procedimentos na identificação/prevenção de malwares;
 - SOC manager - Gerente responsável pela estratégia/budges/etc da área;
 - Executive - Prove a direção e objetivos do SOC;

 Incident Response Plan - Procedimentos para gerenciamento de incidentes de segurança que podem comprometer a confidencialidade, integridade e disponibilidade de informações ou ativos levando em conta  4 questões básicas:
   - O que estamos protegendo?
   - Quais são as ameaças?
   - Como detectamos as ameaças?
   - Como respondemos as ameaças?
 - Fases;
   - Preparação - Estar pronto para o incidente (educação de usuários, documentação, planejamento, captura e retenção de dados etc);
   - Identificação - Monitoramento continuo;
   - Análise - Analises como escopo do incidente, tipos de devices, velocidade de propagação etc;
   - Containment - Contenção do incidente;
   - Erradiction and recovery - Investigação da origem do incidente e erradicação (ex. código removido, conta reestabelecida etc);
   - Leassons learned - Recomendações para que não ocorra novamente (utilizam o FMEA - Failure mode and effects analys);
   - Reporting - Reporte para as equipes necessárias (deve ser imediato e baseado na severidade do incidente);
 
 US-CERT categorias de incidentes:
- CAT0 Exercise/Network defense testing
- CAT1 Unauthorized access
- CAT2 Denial of service (DoS)
- CAT3 Malicious code
- CAT4 Improper usage
- CAT5 Scans/probes/attempted access
- CAT6 Investigation

 PCI DSS - protege informações de cartões de crédito e transações monetárias;
 SOX 2002 - Legislação que protege de fraudes empresarias;
 HIPPA - protege informações médicas e do paciente em geral (voltada para o setor da saúde);
 PHI - Protege os dados dos usuários baseados nas informações de saúde (ex. condição física/mental do usuário, exames, etc);

 Automação = realizar execuções repetitivas sem intervenção humana.
 Orchestration = automatização em grande escala.

CSIRT - Organizações responsáveis por receber/analisar e responder a incidentes de segurança, tem o objetivo de ajudar as companhias a prevenir e a investigar incidentes (investigação, mitigação e prevenção);
Internal CSIRT - dentro de uma organização);
National CSIRT - responde a uma nação;
Cordination centers - trocam informações entre eles;
Vendors Teams - Ex. CSIRT Microsoft;
Incident response providers - "pagos"
Analysis centers

Serviço de tratamento de incidentes CSIRT:
- Triage - Handling - Feedback - Annoucement (opcional)
    
Network Baselining - analise do tráfego normal (comportamento) que é usado como referencia nos casos de atividades suspeitas, é estabelecido uma carga (break point) para a rede e caso essa carga seja ultrapassada é iniciada a investigação (inclusive se a carga aumentar rápido demais);

REGEX - Expressão regular (estude por fora desse material);

Veris - Vocabulário de eventos e compartilhamento de incidentes criados para manter uma linguagem única e estruturada na tratativa dos mesmos.
 - 4 principais componentes:
     - Actions (malware, variedade, vetor, vulnerabilidade, social, físico, erro, etc)
     - Actors (externo, interno ou parceiro)
- Assests (hardware, server, devices etc)
- Atributes (integridade, disponibilidade, confidencialidade);
 - 5 principais sessões:
     - Incident tracking (informações gerais sobre o incidente);
- Victim demographics (descreve sem identificar a organização afetada);
- Incident descriptions (quem ou o que foi feito e qual o resultado);
- Discovery and responses ( como foi descoberto e lições aprendidas);
- Impact assessment ( mensura o impacto calculando a magnitude, as perdas e a quantidade de ativos afetados);

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