sábado, 19 de maio de 2018

Passei na prova JNCIA-Junos (JNO-102)

Fala galera beleza?

Fiz a prova do JNCIA-Junos hoje (JNO-102) do voucher que recebi pelo treinamento grátis disponibilizado pela Juniper (http://www.cafecomredes.com.br/2017/12/jncia-junos-curso-voucher-gratis.html) e passei na prova:



Segue algumas dicas e materiais utilizados para estudo:

- A prova possui 65 questões e tem a duração de 90 minutos, não há labs práticos, porém algumas questões com algumas configurações no botão "exhibit image";

- Eu separaria a prova em 2 partes, a primeira é fundamentos básicos de rede (essa parte é bem tranquila para quem já tem outras certificações como CCNA da Cisco) e a segunda parte é sobre o sistema Junos OS que para quem tem vivencia com Juniper vai se dar bem (eu não tenho);

- Cairam algumas questões de como utilizar os commits, nomeclatura de releases, tipos de interfaces, funcões dos inits e questões básicas do SO (ex. modo operacional, criação de senha de root etc), além da estrutura de configuração (hierárquia);

- Na parte de redes cairam algumas questões de endereçamento IPv4 e IPv6, camadas TCP IP, tipos de protocolo e um pouco de roteamento básico;

- Criei um lab bem simples mesmo no EVE apenas para testar alguns comandos e me acostumar com a CLI, estou compartilhando no link abaixo as imagens do SRX, VMX etc:

- Li os 2 PDFs Study Guides oficiais da Juniper (ótimos materiais) para ajudar a entender melhor o Junos OS, o link para download está abaixo:

Link:
https://drive.google.com/drive/folders/10-UuA9Hyni-N0tNQgQeoj4WQSvgsxUSQ?usp=sharing

Não estudei muito para prova, fiz o curso em fevereiro (bem legal), porém deixei para estudar essa semana e consegui estudar apenas uns 3 ou 4 dias, por isso não fui muito bem, mas tranquilo, o importante é passar na prova.

Fiquem de olho no link que coloquei no começo do post pois estão abrindo novas turmas de tempos em tempos (já tem outra turma para julho eu acho).

Minha preparação para prova:



Abraços galera, qualquer dúvida me manda e-mail!!

11 comentários:

  1. Parabéns pela certificação Diego!

    Xará, faz um post comentando como é seu dia a dia na parte de redes. Tem muito b.o? Você fica de plantão após o horário? Trabalha remoto às vezes? Ei vi que você cuidava da rede de várias lojas, como fazia quando dava problema em algum equipamento de uma loja distante? Você ia até o local? Desculpe o monte de pergunta rs eu trabalho com TI mas mexo mais com a parte de servidores e suporte a usuários, de redes mesmo mexo só com crimpagem de cabos, configuração de redes wifi e administração de firewall porém sempre tive vontade de investir na certificação CCNA.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Diego beleza? cara o dia-a-dia de um profissioanal de redes varia bastante de acordo com a empresa, geralmente trabalhamos na central da empresa ou no datacenter e utilizamos técnicos de campo para localidades remotas ou manutenções mais complexas, a questão de plantão e trabalhar de madrugada é padrão (geralmente as mudanças grandes devem ser realizadas fora de horário) e sim o CCNA é a porta de entrada para esse mercado.

      Abraços

      Excluir
    2. Obrigado pelas respostas Diego!

      Excluir
  2. Parabéns Diego!

    A minha está marcada pro mês que vem. Achei pouquíssimo material ou exemplos de questões na internet. Valeu pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa William, me manda seu e-mail que te passo algumas dicas quando estiver chegando a prova.

      Abraços

      Excluir
    2. Opa, muito obrigado. Pode madar pra williammagerl@hotmail.com. Abraços

      Excluir
  3. Será que a Juniper irá disponibilizar outro curso/voucher grátis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Fulvio beleza?

      Cara há 2 meses a Juniper disponibilizou o jncia- Cloud nesse formato (curso + voucher grátis), e mês passado abriu mais uma turma para o que fiz (jncia-junos) para julho, parece que de 3 em 3 meses mais ou menos estão abrindo vagas, o jeito é ficar de olho (se eu ficar sabendo de algo posto aqui).

      Abraços

      Excluir
  4. Bom dia Diego, tudo bem? Me diz uma coisa, tu chegou a usar as perguntas do junios genius para estudar?
    Se sim, elas são parecidas com as que caem na prova?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa William, blz? cara desculpa a demora (não tinha visto a msg), mas sim, tinha usado o teste que eles disponibilizaram na época, além dos arquivos informados acima.

      Abraços

      Excluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir