sexta-feira, 21 de agosto de 2020

Prova AZ-900 Microsoft Azure

 


Fala galera beleza?

Ontem realizei a prova AZ-900 da Microsoft Azure com  o voucher que recebi nos eventos que a empresa está disponibilizando online gratuitamente (https://www.cafecomredes.com.br/2020/04/treinamento-ms-azure-voucher-gratis-az.html).

O evento são 2 webinars de mais ou menos 3 horas cada, online em que os engenheiros apresentam as as soluções Azure para a galera e aonde elas se encaixam na sua empresa  (nada muito aprofundado), deem uma olhada na postagem original que lá tem o link dos próximos eventos, apenas tomem cuidado como o timezone pois a maioria é do outro lado do mundo (o meu foi das 23:00 até umas 03 da manhã kkkk).

Realizei a prova online com o proctor da Person VUE (mudou um pouco desde a última que fiz online) e não tive nenhum problema para realizar, separei o quarto da minha filha e fiz a prova em menos de 20 minutos, só tive que atualizar uma máquina para windows 10 pois o win7 não é mais suportado (cuidado), vou criar um vídeo no canal sobre o tema depois.

A prova cobra alguns conceitos básicos de MS Azure como questão de licenciamento, ferramentas básicas, estudos de caso de migração para nuvem e quais as melhores opções no ambiente Azure (SaaS,PaaS, IaaS e plataformas), foram 30 questões sendo a grande maioria de multipla escolha e estudos de caso, nenhum laboratório e pelo que me lembro 2 drag and drops.

A minha preparação foi bem complicada, na verdade não assisti os 2 webinars completos e não utilizo Azure no meu dia a dia, então tive muita dificuldade na prova pois algumas sopas de letrinhas foram dificeis de identificar, consegui estudar uns 2 ou 3 dias antes da prova porém um conteúdo bem raso, segue algumas dicas pra prova:

- Estude a diferença entre PaaS, Iaas e SaaS e aonde cada plataforma Azure se enquadra;
- Tipos de Cloud (privada, pública, hibrida) e entenda o que a MS oferece com o Azure;
- Modelos de subscrição da Azure e os seus tipos de suporte;
- Disaster Recovery e Fault tolerance (como é implementado na Azure) e regiões Azure;
- Tipos de permissões e resources groups;
- Saiba para que servem cada tipo de serviço Azure (Azure Machine Learn, Funcions, APP services, Databricks etc);
- Ferramentas Azure (Log analytics, monitor, powershell, Azure advisor, firewall etc).

Achei bem simples a prova e admito que não estudei muito, dei muita sorte de ter passado (700 de 700 pontos), para quem não tem muita experiência com Azure aconselho criar e brincar um pouco com a conta grátis que a Microsoft oferece antes de fazer a prova, também aconselho o curso grátis que eles disponibilizam no portal deles.




Abraços pessoal

8 comentários:

  1. Respostas
    1. Opa Gui blz? cara expliquei um pouco como foi esse processo todo nesse vídeo:

      https://www.youtube.com/watch?v=e1PijXg0iJY&feature=emb_logo

      Abraços

      Excluir
  2. Olá, tentei realizar o registro para o treinamento online para a certificação AZ-900 mas está full. Alguma dica para quem quer realizar a inscrição? Eu vi o seu vídeo, obrigada pelas dicas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa blz? acessa de 2 em 2 semanas esse link aqui:

      https://azure.microsoft.com/en-us/community/events/

      Procura o evento Microsoft Azure Virtual Training Day: Fundamentals, se aparecer é só se inscrever, só toma cuidado com o timezone do evento, abraços!!

      Excluir
  3. Fala um pouco sobre a questão do ingles porque estou com receio de fazer a prova pois so tenho o ingles basico.
    Fala um pouco sobre a o ingles com instrutor .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Milton, boa tarde,

      O ingles é bem tecnico, da uma procurada em algum simulado na internet para a prova que você consegue validar se consegue entender (https://www.itexams.com/exam/AZ-900) esse achei aqui agora, da uma olhada.

      Excluir
  4. Bom dia Diego!
    Tudo bem?
    Só uma dúvida, foram quantas questões o exame? vi em seu artigo que foram 30, tem muito tempo que não faço provas da Microsoft, lembro que a ultima quefiz em 2010 foi com 52 questoes. Parabéns pelo artigo.
    Abraços,
    Marcelo Dias

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Marcelo beleza? essa AZ900 são 30 mesmo, as outras tem em média 55 questões.

      Abraços

      Excluir