quarta-feira, 9 de dezembro de 2020

Meus estudos na pandemia

 


Fala galera beleza?

Nessa postagem vou falar um pouco sobre esse ano maluco que estamos passando, não sei vocês mas eu estou com um sentimento de que perdi o ano em diversos  sentidos principalmente nos estudos pois no  começo da pandemia acreditei que iria ter mais tempo em casa e com isso iria conseguir estudar mais (a empresa onde trabalho adotou 100% home office), porém chegando ao fim do ano vejo que acabei entrando em um ciclo vicioso em uma rotina complicada para os estudos.

No começo do ano a Oracle disponibilizou diversos treinamentos/vouchers para galera estudar e tirar as suas certificações, não consegui colocar na agenda  os cursos e seria meio chato fazer tomando a oportunidade de outras pessoas, preferi passar a oportunidade.

Em abril começamos a trabalhar 100% home office  e acho que foi até natural me sentir perdido no começo, sem muito horário para dormir, com muitas atividades e com o organismo totalmente desregrado (de 2 a 3 dias na semana indo dormir às 05 ou 06 da manhã), porém logo consegui me adaptar e voltar a uma rotina parecida com a que eu tinha antes da pandemia (me alimentando melhor e me exercitando um pouco) em abril a Fortinet disponibilizou os seus treinamentos online gratuitamente para os profissionais de T.I, porém não consegui fazer os treinamentos até agora, tentei iniciar um curso online de espanhol (da empresa) porém também não consegui criar rotina para fazer.


Em Maio e Junho a vaca foi pro brejo pois tivemos algumas demandas urgentes no trabalho e acabei perdendo toda essa rotina, nesses meses comecei um projeto novo, o curso de instrutor CCNA da Netacademy, não consegui aproveitar 100% as aulas acabei levando meio que "nas coxas" o curso, mas no fim consegui terminar o primeiro modulo (na última semana acabei fazendo todas as provas), engordei um pouco nesses meses e a alimentação/sono também foram pro brejo, percebi que passei a beber mais que o normal também pois nunca fui de tomar cerveja durante a semana e a jogar muitos games.

Em Julho percebi que não estava com muita motivação para estudar nada, tentei me forçar em diversas frentes estudar um pouco mais (inclusive voltar ao inglês que a cada dia estou perdendo), mas sem  sucesso, me inscrevi no programa de capacitação da Cisco para Cybersecurity mas não consegui assistir nem 1 aula e tive que escolher entre o do CCNA e de  Cyber, acabei ficando com o do CCNA, consegui finalizar um curso do INE de firewall (muito bom por sinal).


Em Agosto foi um mês de festas para minha familia, além do meu aniversário há alguns outros (sobrinhas, esposa etc) e foi bem corrido, consegui passar  na prova AZ-900 da Microsoft praticamente em cima da risca pois não estudei para prova, continuei o curso do CCNA no mesmo ritmo do primeiro modúlo, havia entrado em um projeto para escrever um livro aqui no Brasil, porém não foi para frente (todos os envolvidos acabaram tendo problemas pessoais).

Em Setembro e Outubro consegui voltar a uma certa normalidade no trabalho e consegui dar um pouco mais de atenção ao curso do CCNA, consegui um tempo extra para criar conteúdo (principalmente no Youtube) e finalmente lancei o beta do Workbook Café com redes, consegui voltar um pouco a fazer exercicios e voltei a ler (gosto muito de ler e parei há um tempão), bombei na prova AZ-104 da Microsoft (não estudei e perdi a data da prova, mas fiz a prova e não passei).

Em Novembro/Dezembro as atividades para a Blackfriday sugaram muito do meu tempo livre, praticamente tive somente 1 final de semana sem atividades e  terminei o curso do CCNA também na última semana  (fiz todas as atividades em uma semana), estou com um voucher de 80% para tirar a prova do CCNA e também outro para realizar a prova do AZ-104 novamente, mas não estou motivado para  estudar as duas provas, me convidaram para estudar para o CCIE Security e Service Provider porém não sei se consigo levar a sério novamente uma demanda desse tamanho.


Resumindo, fiquei com a sensação de que joguei um ano de estudos/projetos/oportunidades fora, obviamente sei que estou reclamando de barriga cheia (muita gente perdeu familiares, emprego, renda e muito mais) eu também perdi familiares, tive problemas financeiros e fiquei bitolado com algumas coisas, mas o foco da postagem é tentar entender se foram só os meus projetos que não deram certo ou se aconteceu com vocês também (principalmente a parte dos estudos).


Tento tirar algo de bom de tudo que ta rolando e olho pelo lado positivo a situação em alguns pontos:

- Nunca fiquei tanto tempo com a minha filha/esposa;

- Economizei um pouco mais por estar  mais em casa;

- Os profissionais de Network/Security foram valorizados demais nessa pandemia (recebo 2 ou 3 propostas por semana);

- Finalizei pelo menos 2 cursos importantes nesse periódo;

- Foi o ano que mais trabalhei acredito.


Agora os pontos negativos do período:

- Motivação para os estudos foi embora no ano passado;

- Parei pelo menos 3 projetos nesse ano;

- Diversas oportunidades perdidas para aprendizado;

- Cada dia mais difícil na parte da saúde (mental e corporal) com 4kgs a mais e mais ansioso que o normal; 

- Voltei a ficar viciado em games e passei a beber mais em casa;

- Trabalhei demais em alguns meses (quebrei alguns recordes pessoais).


Bom pessoal, o ano ainda não acabou, temos mais 22 dias para conseguir mudar esse jogo, estou me comprometendo a melhor essa situação toda e começar o próximo ano mais motivado e engajado nos projetos que cuido e que irão aparecer no próximo ano.

Abraços pessoal

4 comentários:

  1. Comigo aconteceu algo bem parecido. Tinha alguns planos pro ano, poucos sairam outros ficaram pro ano que vem. 5kg a mais, motivaçao pra academia cada vez menor, reducao salarial, mas pelo menos uma alegria. Em meio a toda essa confusão minha filha nasceu linda e saudavel e acho que isso foi uma das coisas que me devolveu a energia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns mn, é isso que me animou bastante nesse período também, minha filha e minha família, mas cara achei impressionante a quantidade de pessoas que me falaram que passaram pelo mesmo que eu nos grupos do telegram etc, abraços e força ai mn!!!

      Excluir
  2. Diego, muito bom o seu relato. Esse ano foi realmente atípico em todos os sentidos. Nos pontos positivos, vc acredita que essa visibilidade de 2 a 3 propostas por semana, se dá ao fato do CCIE?

    ResponderExcluir
  3. Por aqui também não foi diferente, com a movimentação para o home office acabamos trabalhando mais por não precisar se deslocar entre trabalho e casa e também por uma enchurrada de possibilidades de lives, treinamentos que ficaram disponíveis. Tentamos abraçar o mundo com os braços curtos, várias iniciativas mas poucas ou quase nenhuma finalizada. Isso desmotiva. As redes sociais também tiveram impacto significativo no nosso foco.

    ResponderExcluir