sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Vale a pena estudar para o CCNA?



Bom pessoal, hoje vou criar um post um pouco diferente do habitual, na verdade eu estava olhando o meu login  no certification tracking system da Cisco e me deparei com a data em que tirei a minha primeira certificação Cisco o CCNA R&S:


Como vocês podem ver eu tirei o CCNA há cerca de 3 anos e meio e comecei a recordar como era a minha vida naquela época, queria compartilhar um pouquinho de como acabei decidindo tirar a certificação tão desejada pela galera da área de redes então segue meu relato:



Iniciei a minha carreira profissional em 2006 como estágiario da antiga Blockbuster (comprada pela Lojas Americanas) e nesse período quase não tinha contato com informatica, para se ter uma ideia a rede das lojas ainda eram conectadas via cabo coaxial e aqueles terminais em T, após 6 meses de trabalho acabei conhecendo o Fabiano Pereira da Silva (grande mestre) que me aconselhou a fazer uma faculdade na área de T.I e me apresentou o CCNA e as carreiras Cisco (pouco divulgado na época).

 Resolvi iniciar o curso de tecnologia em redes na Uninove aqui da Barra funda e como tudo importante na vida, foi um grande sacrifício conseguir terminar a faculdade (dormia 4 horas por dia), enquanto estava realizando o curso continuei na carreira de varejo (recebi 2 promoções) e estava  sendo reconhecido pelo meu esforço, até o momento que a loja foi assaltada e acabei levando uns tapas dos bandidos (eu era o gerente de turno), então decidi que não queria mais trabalhar em varejo e decidi sair pra tentar algo na área de T.I;

Depois que me desliguei da empresa, lembro que fiz umas 3 ou 4 entrevistas e uma delas me marcou bastante pois o recrutador (Locaweb) praticamente riu da minha cara quando falei que em 5 anos queria ter pelo menos umas 5 certificações diferentes, isso me motivou a começar a estudar por conta própria além do que estudava na faculdade.

Consegui meu primeiro emprego na área de T.I em uma empresa de desenvolvimento e projetos, porém entrei como analista de help desk e prestava suporte a um aplicativo de smartphone e nessa época consegui emprestado o livro CCNA 4.0 (Fabiano mais uma vez) e esse foi o meu primeiro contato real com redes Cisco (li o livro umas 2 vezes) porém não conseguia praticar nada do livro o que complicava o aprendizado, nessa época fui promovido pra analista de suporte e tive a minha primeira oportunidade pra tirar uma certificação na vida (70-680 Windows 7) e acabei bombando na prova (me deixou bem chateado), mas percebi que se fosse pra seguir carreira MS era melhor focar em certificações com mais retorno (MCSA por exemplo).

Em 2011 comecei a trabalhar em uma empresa do ramo de seguros em uma rede pequena porém com equipamentos de ponta (herdados de um banco) e lá, além de ter contato com diversos switches e roteadores, voltei a estudar firme para o CCNA R&S:

- Primeiro li novamente o livro do CCNA 4.1;

-Realizar o curso do professor Adilson Florentino (Netfinders) presencial preparatório para o CCNA 640-
802 que me deu uma base muito boa sobre o que é cobrado no exame;

- Estudei mais ou menos 6 meses para realizar a primeira tentativa, cerca de 2 horas por dia, mas acabei falhando, fiquei muito chateado na época  pois pelo que me lembro tinha tirado 800 e pouco e precisava de 830/1000 pra ser aprovado e tenho certeza que foi no lab de ACL que acabei reprovando (perdi mais de 30 minutos nele e não consegui terminar) porém depois de uma semana na fossa (sem estudar nada) resolvi que iria tirar a bendita certificação nem que fosse na marra.



Como o nervosismo me atrapalhou muito na prova do CCNA, resolvi fazer uma prova mais fácil pra poder pegar um pouco de experiência em testes, então estudei 1 mês o ITIL v3 (li 2 apostilas que um colega me passou e fiz alguns simulados), realizei a prova em Inglês (igual o CCNA) e tirei a certificação até que fácil comparada ao CCNA.

Agora com um pouco mais de experiência, bem mais preparado (realizei muitos labs muitos mesmo) realizei a segunda tentativa que graças a Deus foi bem sucedida, a prova foi praticamente a mesma, consegui uma pontuação de 917/1000, ai começou a guinada na minha vida profissional.

Após conseguir a certificação do CCNA, resolvi estudar para o CCNA Voice já que estava trabalhando muito com Call Manager, Call Manager Express e Unity,  e em cerca de 4 ou 5 meses consegui tirar a prova também,  (prova mais simples que a de R&S, muito mais teórica) nesse meio tempo criei o blog do Café com redes para tentar compartilhar um pouco do que estava passando/estudando com a galera, o que me ajudou a estudar mais e mais pra conseguir trazer um conteúdo de melhor qualidade pra quem acompanha.


Entrei em uma consultoria em 2014 e lá participei de diversos projetos (diversos vendors como Cisco, Extreme, Enterasys, Aruba, HP), e trabalhei com  profissionais muito bons que me ensinaram muita coisa, consegui mais algumas certificações no perído, algumas pessoais e outras pela empresa (RCSA-W, HCNA Sec, CCNP R&S e uma de Hyper-V) e em um desses projetos acabei entrando pro lado cliente que estou hoje.

Hoje cuido de uma rede relativamente grande (+ de 300 Switches, 3 mil APs, 2 DCs, 6 Centro de distribuições, etc.) porém percebo que nesses últimos 3 anos muita coisa mudou ( posso dizer que hoje sou autodidata, tenho um nível bom de tshoot e de resolução de problemas, além da questão salarial) mas o ponta pé inicial continua sendo ter dado um passo a frente e investir no CCNA R&S, hoje estou investindo no CCIE R&S e quero poder ter essa reflexão daqui a alguns anos e ver como valeu a pena o esforço e o sacrifício de várias horas de estudo e aprendizado.

Espero ter ajudado a galera que está começando e que sempre me pergunta se vale a pena ou não estudar principalmente para o CCNA, a resposta será sempre SIM vale muito a pena estudar e SIM vale muito a pena estudar CCNA, pra mim valeu cada centavo investido (inclusive nas provas que não passei) e cada minuto estudando.

Só tenho a agradecer as pessoas que passaram pela minha vida nesses últimos anos, obrigado a todos.

Abraços pessoal.

30 comentários:

  1. Parabéns, Deus abençoa quem é esforçado e nunca desiste, você merece mesmo.. Fiquei desempregado e foquei no CCNA R&S e passei na prova. Agora estou estudando CCNP R&S.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa vlw cara, fica em paz que o CCNA abre muitas portas e jaja você volta pro mercado, abraços

      Excluir
  2. Ler esse texto me fez lembrar do meu começo tbm... tbm tirei 800 na minha primeira tentativa, tbm fiz o itil antes de passar na segunda tentativa... parabens pelo texto! Encorajador

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara nem me fale, até hoje não me esqueço quando bombei a primeira vez no CCNA... complicado, mas vlw pelo apoio cara e sucesso :) abraços

      Excluir
  3. Gostei muito do texto e do exemplo, estou na luta pela certificação,mas no momento estou desempregado,mas sinto que meu currículo ta faltando algo que chame atenção das empresas, sei que uma certificação não é garantia de emprego,mas ca pra nos é uma boa força. dentre meus planos para 2017 esta a certificação ccna pq venho buscando ela a uns 2 anos sem sucesso devido ao valor ea falta de tempo para estudos.

    Depois desse texto ganhei um gás a mais e sei a estou num caminho certo, pode ate não da o retorno que eu espere,mas tmb não trara prejuízo e nem algo ruim.


    valeu pelo texto.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso ai cara vms la que em 2017 tenho certeza que vms conquistar tudo que planejamos, se precisar de algum auxílio/dicas me chama via e-mail diegolc100@gmail.com abraços

      Excluir
  4. Parabéns pelo texto. Acompanho muito seu blog e acho bastante interessante. Continue postando e ajudando aos demais com seu conhecimento. 2017 inicio os estudos para o CCNA.

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa cara obrigado por acompanhar o blog, fico muito feliz quando vejo que consigo ajudar nem q seja um pouco a galera da área de redes, abraços

      Excluir
  5. Parabéns pelo sucesso, me dá ânimo em continuar estudando. E aproveitando a deixa, qual material você utilizou ou recomenda para a certificação ITIL?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara no blog postei alguns materiais e cursos para o Itil (grátis):

      http://cafecomredes.blogspot.com.br/2016/12/curso-itil-v3-gratis.html
      http://cafecomredes.blogspot.com.br/2016/04/pacotao-itil-v3-foundations.html
      http://cafecomredes.blogspot.com.br/2014/01/material-itil.html

      Alguns podem estar com o link quebrado, mas são mais do que suficientes pra prova do ITILv3.

      Abraços

      Excluir
  6. Bom Pessoal,

    Primeiro de tudo, obrigado Diego pelas palavras sobre a minha pessoa.

    Estudar é uma forma de obter evolução contínua, seja como pessoa, seja como profissional. Para citar alguns benefícios, o aprendizado nos aperfeiçoa tecnicamente, abre os nossos olhos para novas realidades, oferece diversas oportunidades no mercado de trabalho, nos torna cidadãos mais conscientes, enfim, são tantos os benefícios que a lista seria enorme se fosse citar todos.

    Por outro lado eu acredito em uma riqueza que todos tem e não sabe o seu real valor que é o tempo. Esse é o único bem que todos tem de forma igual (nada a mais e nem nada a menos, mas são as exatas 24horas). O que eu quero dizer, que o tempo é questão de prioridades e quais são as prioridades de vocês?

    Quando inicializei os meus estudos eu priorizei o conhecimento, diante disso sacrifiquei a minha graduação no terceiro semestre e tirei o CCNA R&S, após esta jornada eu voltei a graduação e outra universidade. Ao retomar os estudos nesta universidade notei que as matérias eu já tinha visto no curriculo do CCNA, fui até a coordenação da universidade e solicitei a dispensa das matérias devido o conhecimento, onde aplicaram uma prova nivelamento de conhecimento, fiz a prova e consegui eliminar quarto semestre e seguindo para o quinto e ultimo semestre.

    Para encurtar a história hoje sou Graduado e Pós Graduado e com as certificações: CCNA R&$ - CCNA VOICE - CCNA DATACENTER - CCIP (hoje como CCNP Service Provider).

    Então pessoal pense em como usar o tempo, ele definirá as suas prioridades não só no estudos e sim todos aspectos, seja ele pessoal ou profissional.

    Fabiano Silva

    ResponderExcluir
  7. Sou de Fortaleza/CE. Você sabe dizer se há mercado para certificados CCNA aqui? Trabalho em uma operadora de telecom. Tenho contato com roteadores e switches CISCO/DATACOM/HUAWEI/HP todos os dias. Tenho estudado bastante e já li o livro CCNA 5.0, mas tenho medo do investimento pra prova, já que não tenho dinheiro sobrando e considero um investimento alto. Meus medos são de não passar, mas principalmente de não ter retorno. Em minha empresa já percebi que não há reconhecimento quanto a isso. Então eu precisaria buscar no mercado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Magno boa tarde, acredito que o mercado de trabalho ai em Fortaleza é bem reduzido para a galera que trabalha com redes e talvez a curto prazo realmente não compense o investimento de tentar realizar a prova, porém pensando a médio e longo prazo te digo que vale muito a pena investir sim, hoje você trabalha ai, porém como muitos colegas que conheci de Minas Gerais (alguns vieram pra SP, outros pro exterior) e tive um professor que é dai de Fortaleza e hoje da aula no Brasil inteiro.

      A prova realmente é cara, mas vale sim muito a pena não só pela certificação, mas pelo processo de aprendizagem enquanto você trilha esse caminho.

      Abraços

      Excluir
    3. Obrigado pelo conselho! Parabéns por seu sucesso e por compartilhar com a gente. É sempre bom ver bons exemplos. Me motivou bastante. Abraço!

      Excluir
    4. Cara obrigado você por acompanhar o blog e por participar :) abraços

      Excluir
  8. Ola amigo, me inspirei muito mesmo, obrigado por postar esse texto, meu nome é Luiz Ricardo, eu trabalho na area de infra estrutura fazem 4 anos, vim pra Sao Paulo em 2016 pois fiquei desempregado e me apareceu a chance de continuar no ramo. Nao ganho muito voce sabe o quanto um instalador ganha kkkk mais com muito esforço (mesmo) consegui pagar ontem minha inscrição no SENAC para fazer CCNA, nao sei se estou no caminho certo mais de tanto fazer a infra aprendi muita coisa de gerenciamento de rede, nao sei se valera a pena ou nao $$...mais sou apaixonado pela area e só de ter a oportunidade de aprender eu ja me sinto feliz !
    Parabens pela trajetória e sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Luiz beleza cara? obrigado por seguir o blog e pelos comentários acima, cara com certeza você está no caminho certo sim, o Senac é uma das melhores escolas que ministram os cursos voltados pra Cisco, a estrutura deles é muito boa e com certeza daqui a um tempo você vai estar postando/compartilhando os seus avanços na carreira, obrigado pelo apoio!!!

      Abraços

      Excluir
    2. Não quero te desanimar mais tem tanta gente desempregada que ccna é só uma gota no oceano, recebi um aumento pífio no meu antigo emprego, hoje estou desempregado, hoje as empresas querem um compendio gigante de certificações e ccna é só uma delas, te indico pensar bem no que você quer pois pós certificação acontece de vir o desanimo por ter se matado pra passar em uma certificação e receber um retorno baixo do mercado, então obrigatoriamente ter as certificações A - de entrada no mercado seja de infra ou redes pode significar pouco ou muito depende da sorte, já percebi que o mercado tem tando desempregado que no vagas.com por exemplo todas às vagas tem no minimo 100 por vaga, mais então acho melhor você pensar no que está investindo ccna querendo ou não é bem restrito pra retorno imediato de grana, indico você tirar alguma da Microsoft que afinal toda empresa querendo ou não usa alguma coisa da microsoft e a relação de grana e retorno está bem melhor pra microsoft, mais se você gosta de roteador,ccna é pra você, mais lembre-se vai está na mão ou de uma operadora ou terceira qualquer, Ms em geral da um leque melhor de opções.

      Excluir
  9. Essa matéria me incentivou muito a fazer um curso de redes, eu moro no rj e no senac aqui disponibiliza 2 cursos que é o técno em redes de 1200h e o administrador de redes CCNA de 280h porcausa do meu trabalho apenas consigo fazer o de admnistrador de redes que n é um curso tao avançado igual ao do técno.. Mas fico pensando se realmente vale a pena fazer esse curso e depois fazer um mcsa. Oque vcs acham? Esse curso mesml n sendo igual ao do tecnico em redes será que esse curso vai me dar a capacidade de trabalhar com redes assim como o curso técnico? Vou ser reconhecido pelas empresas por ter esse tipo de certificaçao mais básica? Tenho dúvidas justamente por n sou bom em matemática escolhi redes pq quero trabalhar em ti de uma maneira q n exija tantos calculo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara desculpa a demora, acabei não vendo o seu comentário, então acredito que nesse curso de administração de redes você verá muita coisa voltada para servidores e como funciona uma rede em geral (DNS,AD, Linux, monitoração etc), já o técnico provavelmente é baseado no NETAcademy, então é um curso totalmente voltado pra redes Cisco, acho os 2 são cursos validos, porém em vertentes diferentes, se você quer trabalhar com roteadores/switches etc tenta procurar algo com base no CCNA ou similares (porta de entrada na carreira).

      Obs. Não adianta fugir de matemática kkkkk da uma olhada em calculo de sub-rede kkkkkk

      Excluir
  10. Diego conselho para um rapaz de salvador de 24 anos, que só estagiou na área está a procura do primeiro emprego de carteira assinada na área... vale a pena investir no ccna? As chances de conseguir esse primeiro emprego aumentam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Alex beleza cara, então, acredito que o CCNA irá abrir muitas portas na sua carreira assim como aconteceu comigo, porém eu consideraria também talvez vir pra SP/RJ/SUL ou Brasilia a médio prazo pois aqui as oportunidades são melhores pra nossa área (procura nos sites de emprego vagas para CCNA).

      Abraços

      Excluir
  11. Diego, parabens pela trajetoria... mas acho que já da para fazer uma continuação na historia, não? rs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa kkkk sempre evoluindo :) assim que tiver algumas novidades crio alguns posts ai, abraços

      Excluir
  12. Quero começar na área de redes,mas não sei por onde.
    Oq vc me indica????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa blz? cara o próprio CCNA é a melhor base pra quem quer trabalhar com network, existem vários preparatórios para a prova, indico os que são baseados no Netacademy (fundação bradesco, Senac etc), outra opção é seguir a carreira MCSA, também vale a pena

      Excluir
  13. Diego, gostei muito da sua historia e acho interessante voce compartilhar isso com os demais. Hoje atuo em uma empresa de telecom medio porte porem meu contato com os equipamentos sao baixos. Minha duvida e, ainda e tarde para correr atras ? com quantos anos vc comecou correr atras da certificacao

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa cara blz? comecei a estudar para certificações com mais ou menos 23 ou 24 anos na época, cara a questão da idade acho q influencia mais na quantidade de horas que vc vai ter disponível para estudar, hoje divido as minhas horas de estudo com esposa e filha, e também com algumas responsabilidades maiores no emprego que estou, tirando isso é correr atrás mesmo, conheço pessoas que começaram na área com quase trinta anos e hoje estão bem (cordenação, diversas certificações etc).

      Abraços

      Excluir
  14. Boa noite amigo, meu nome é Kelvin.

    sou técnologo em automação industrial e formado em engenharia eletrônica, devido a graduação na area de energia entrei em uma empresa de ti cujo o principal cliente é bancario atendendo nobreaks e toda a parte de automação, aos poucos fui caindo para area de telecom, hoje atendo telecom na empresa até mais do que energia porém o conhecimento e o reconhecimento na empresa é bem reduzido, apenas configuro acesso, troco roteadores e switchs, vc acha que é o bastante para iniciar um curso preparatório para a certificação ccna? pois quero entrar de vez na area de analista e procurar novos ares pois ja vi que onde estou o reconhecimento e minimo a ponto de quase não existir, se possivel vc pode me indicar algum curso preparatório.

    desde já agradeço, sua historia é inspiradora!!!

    ResponderExcluir