quinta-feira, 23 de agosto de 2018

O que é IP RAN - Parte 01 by Josinfo

Fala galera beleza?

O colega double CCIE Josinfo (https://www.linkedin.com/in/josinfo-double-ccie-rs-sp-a120578b/) está criando uma série de artigos e conteúdos voltados para ISPs e para os estudos da certificação CCIE Service Provider e vai contribuir com o conteúdo do blog nos próximos meses.

Segue o primeiro post!!


Objetivo: Compartilhar um pouco da experiência adquirida durante os estudos para certificação CCIE SP e os 7 anos atuando dentro de operadoras de servicos (ISP).

O que é IP RAN

O termo RAN é geralmente abordado em ambientes de redes de telefonia móveis, utilizado nas operadoras de serviço (ISP). O acrônimo para RAN é Rádio Access Network, ou seja transporte de serviços 2G/3G/4G LTE.

Redes RAN tem como objetivo o transporte das redes backhaul. Temos como base a definição de “backhaul” a porção de uma rede hierárquica de telecomunicações responsável por interconectar o Core da rede, ou backbone até as redes de acesso do cliente final.

Então o que vem a ser IP RAN? Com a crescente demanda de recursos como alta disponibilidade, segurança para dispositivos móveis, as infra estruturas legadas como SDH/PDH estão sendo substituídas pelos dispositivos que provem de recursos IP.

Overview Redes de Telecom

O IP RAN tem como principal objetivo prover a comunicação entre redes de Rádio através de uma rede de agregação para o Core da rede, com o objetivo de simplificar administração para o operador de rede Mobile Wireless Network.

Atualmente o mercado de telecomunicações trabalha com os cenários 2G/3G/4G, cada um com suas características e interesse de trafego e suas terminações.

Figura 01 – Visão macro de uma arquitetura de IP RAN

Evolução redes telecom

Os ISP viram que poderiam melhorar a atual infraestrutura das redes móveis passando a usar as chamadas redes Metro-Ethernet, que podemos definir como sendo as MAN (Metropolitan Area Network) que são redes de alta velocidade e escalabilidade, que visam segurança e resiliência da comunicação dos dados, podendo prover serviços de dados/voz/vídeo para o cliente, além de também conectar o usuário final a rede Core/Backbone dos ISP.

Manter uma rede Metro Ethernet e mais barato do que a rede legada (SONET/SDH/PDH), também e fácil de se conectar ao cliente devido usar o padrão ethernet. A topologia pode ser usada no modelo Anel, Hub and Spoke, e Full/Partial mesh, também é hierarquizada no modelo tradicional "Acesso,Distribuição e Core" e utiliza-se de IP/MPLS, com velocidades entre 10Gbit/s, 40Gbit/s ou 100Gbits, com fácil adaptação para futuras migrações de 400Gbit/s para Terabit Ethernet num futuro próximo.

Figura 02 – Visão da rede Metro-Ethernet dentro da arquitetura do ISP

A rede Metro-Ethernet também tem a capacidade para transportar serviço corporativo, residencial e móvel, como por exemplo:

> Interconectar escritórios ou datacenters remotos ( 1x1(P2P) ou 1xN (P2N) )

> Conectar assinantes residenciais ou corporativos a internet

> Prover conectividade total ao serviço Mobile backhaul

> Prover serviços de IPTV/VOIP

> Garantir alta disponibilidade (HA) e qualidade de serviço (QOS)

Benefícios ao se utilizar MetroEthernet:

> Flexibilidade: Melhorar o transporte das informação (Dados/Video/Voz), com melhor performance e velocidade.

> Confiabilidade: Facilidade de aperações, administração e manutenção (OAM), criação de reporte, e rápida tomada de decisão em caso de falha

> Custos: Com equipamentos de menor custos e mais facil de integrar e manter do que modelos antigos de redes WAN como SDN/PDH/Frame Relay e outros.

> Qualidade de serviço: Com suporte a QOS podendo ser implantado funções de classificação, marcação, e enfileiramento de pacote.

> Escalabilidade: Serviços podem ser escalados de 1 Mbps até 100GB. Cliente pode aumentar dinamicamente, e com frequência sem a necessidades de adquirir novos equipamentos.

Atualmente segue os padrões definidos pelo MEF, que determina regras para os fabricantes seguirem a fins de manterem os serviços interoperáveis de acordo com as RFC de cada serviço/protocolo.

Maiores detalhes e informações podem acessar os seguintes links:

https://tinyurl.com/y9pblyog
https://www.mef.net
Para a parte II, pretendo listar alguns serviços e modelos de configurações usados nas redes Mobile Backhaul e Metro Ethernet!

Espero que tenha ficado claro, para mais informações por favor mantenham contato!

Saudações

Josinfo - josimaru@gmail.com 

Link:
https://www.linkedin.com/pulse/o-que-%C3%A9-ip-ran-parte-01-josinfo-josinfo-double-ccie-rs-sp/

Abraços pessoal

Um comentário: