terça-feira, 15 de janeiro de 2019

CertProf e outras certificações

Fala galera beleza?

Nesses últimos dias a empresa CertiProf disponibilizou as suas certificações gratuitamente para galera, porém está rolando um debate muito grande com relação a qualidade dessas certificações e da empresa que está disponibilizando, vou falar a minha opínião sobre esse tema.

Alguns pontos temos que colocar:

- O mercado de certificações é um mercado que visa garantir a qualidade do profissional de T.I. concedendo ao candidato que atingir os objetivos propostos (provas, certificações, méritos etc.) um titulo (CCNA, CCNP, MCSA, CCIE etc), que garante visibilidade de mercado e um alto nível do profissional na maioria dos casos;
- Os grandes vendors utilizam as certificações como uma forma de "evangelizar" os profissionais de uma forma que ele prefira utilizar os equipamentos que ele já conhece e trabalha (ex. um CCNA prefere usar Cisco, um MCSA Microsoft, LPI Linux etc);
- Como todo mercado, esse também é movido por $$$, ou seja, as empresas criam provas com alta dificuldade e com um valor elevado para conseguir selecionar melhor os profissionais certificados, porém também para lucrar em cima desse mercado (grande parte do lucro da própria Cisco vem da área de learning com provas, livros, cursos etc);
- Existem empresas (geralmente chinesas ou indianas) que vendem as provas atualizadas (alguns profissionais fazem as provas diversas vezes gravando o conteúdo delas em óculos ou canetas espiãs e depois corrigindo as questões), os famosos DUMPS;
- Muitos profissionais utilizam os DUMPS apenas para decorar as questões das provas sem estudar o conteúdo ou mesmo praticar o que será cobrado nas provas.

Conhecendo esses pontos, o mercado acaba tendo que lidar com as questões acima:

- Profissionais desqualificados com diversas certificações no currículo;
- Projetos com demandas de profissionais certificados (ex. 7 CCNAs, 7 MCSAs e 1 CCIE) e também
para garantir parcerias (partner bronze, gold, platinium etc.).
- Provas e materiais de estudo cada vez mais caros e em dólar;
- O mercado paga um salário muito menor para o profissional certificado sendo que pode encontrar
dezenas ou centenas no mercado (baixa qualidade).
- Profissionais "carentes de atenção" que são cobrados para estar sempre atualizados e ganhando méritos (mesmo que não comprove nada de fato), ou em demandas impossíveis (10 ou 20 certificações no ano);

Agora vamos ao caso dessa empresa e de outras pequenas que estão entrando na briga.

- A certificação é concedida após um treinamento de algumas horas online;
- O percentual de acerto para conseguir a certificação é de 60%, das 40 questões você precisa acertas 24;
- A grande maioria das questões são de verdadeiro ou falso;
- Você possuí 60 minutos para finalizar a prova;
- Você possuí 10 tentativas (isso mesmo) 10 tentativas para conseguir a certificação ou você recebe o seu dinheiro (240 dólares normalmente fora da promoção grátis).

Colocando todos os pontos acima na mesa vocês acham que vale a pena se orgulhar de uma certificação desse tipo?

A minha experiência não é boa com relação a certificações com produtos que nunca trabalhei, exemplificando, quando trabalhava em consultoria, a empresa precisava de um profissional RHCA da Riverbed, tirei a certificação em menos de uma semana e nunca trabalhei com os equipamentos deles, hoje em dia as pessoas me perguntam se conheço Riverbed e a resposta é NÂO, acaba sujando o seu CV e acabo recebendo propostas que não tenho o perfil adequado.

Outra coisa interessante é vocês já viram alguma empresa cobrar esse tipo de certificação nas vagas?

Quanto tempo você está gastanto nessa demanda (esse é o pior de todos) e qual será o retorno do tempo investido?

Certificação é visto como porta de entrada nas empresas e nos grupos dos profissionais, porém não é garantia que essas portas ficaram abertas para quem não se esforça e não possúi o conhecimento de fato.

Quer realizar certificações de graça ou com baixo custo, aproveite as turmas da Juniper do OpenLearning (histórico do blog), ou fique de olho em provas Betas (Microsoft, CompTia, etc), nos últimos 2 anos só paguei para realizar a WR do CCIE, tirei  2 certificações Juniper, 1 CompTIA e 1 Cisco totalmente grátis....

Reflita, debata, dê a sua opinião, não deboche, instrua a galera!!

Abraços

12 comentários:

  1. Eu concordo com sua opinião ao ver inúmeros posts no Linkedin,fui atras para saber um pouco mais a respeito e analisei que esta certificação não agregaria nada em meu CV.
    O que acontece nestes casos é que as pessoas acabam seguindo a "modinha", sem pontuar o tempo gasto/esforço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, exatamente isso, a galera acaba entrando na onda e não pensa muito no que está fazendo e nem em como está gastando o nosso bem mais precioso (o tempo)

      Excluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Diego, como você tirou certificação Cisco de graça (e qual)?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Rodolfo beleza cara? tirei o CCNA Cybersecurity (https://cafecomsecurity.blogspot.com/2017/05/cisco-cybersecurity-scholarship.html) foi um programa da Cisco que deu o treinamento/vouchers das provas para certificação.

      Abraços

      Excluir
  4. Estou com uma dúvida cruel... se poderem me ajudar e dar conselhos ficarei grato.
    Eu tinha CCNP RS e trabalhava em uma grande empresa que ficava exigindo nós tirarmos certificações como CCIE RS, CCNA Cloud... entre outros... Ao mesmo tempo que trabalhava muito, tinha que estudar muito... Resultado? Eu não consegui renovar meu CCNP e ainda por cima fui mandado embora da empresa!
    HOJE eu consegui voltar a ser CCNA e estou estudando para CCNP RS novamente, mas estou em dúvida... vale a pena mesmo continuar com CCNP ou tentar ampliar para outros CCNAs como Security, Cloud, Wireless.., vejo o mercado muito fraco para CCNP, chegando a ler absurdos como a empresa querendo CCNA ou CCNP.. sendo que o nível de diferença entre eles é grande...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Jonas beleza?

      Cara esse é um assunto complicado pois depende muito da situação de cada pessoa e de caso pra caso, a procura das empresas por especialistas ou por profissionais seniors e a quantidade de vagas para esssa galera é sempre menor que a quantidade de vagas para profissionais plenos e juniors, além disso está crescendo no mercado uma tendência de profissionais generalistas (juniors ou plenos que fazem de tudo), para a empresa é o melhor dos mundos pois acaba com 1 ou 2 profissionais que atendem toda infra sendo que precisariam de 3 ou 4 equipes para isso. Já para o profissional é um péssimo negocio pois ele acaba abraçando demandas que não conhece, ganha como um profissional junior e está sempre no limite de trabalho.

      Se você está desempregado, aconselho estudar um tema que irá te ajudar a se recolocar mais rápido (security), se você já está recolocado, aconselho sempre se especializar em uma ou duas tracks (R&S e Sec por exemplo).

      Espero ter ajudado, abraços

      Excluir
  5. Ótimo artigo!

    Acredito que ter uma certificação é algo que te deixa a frente de outros, mas ao mesmo tempo se não souber o que estudou, digo, se apenas decorou a prova, te joga lá para trás. Afinal, pelo menos no mercado de T.I de redes, todos se conhecem.

    Eu sempre estudo como se não houvesse aprendido, essa insegurança sempre funcionou para que eu atingisse meus três certificados (CCNA R&S, ITILv3 e JNCIA-CLOUD).

    OBS: o CCNA eu estudei durante um ano e meio, junto com o programa da faculdade do Networking Academy.

    Parabéns pela postagem!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certezza cara, o mercado vai cobrar uma hora ou outra, obrigado pelo apoio.

      Excluir
  6. Jonas quero fazer a lean six sigma white belt onde vc sugere por favor

    ResponderExcluir