sábado, 6 de julho de 2019

Interfaces das controladoras Cisco (WLC)


Fala galera beleza?

Hoje vou falar um pouco sobre as portas das controladoras Cisco (WLC), cada modelo de WLC vem com um número determinado de portas, sendo a grande maioria delas portas de dados normais (SFP ou RJ-45) podendo até utilizar PoE (Power over Ethernet) em alguns modelos mais antigos, porém existem algumas outras portas com outras funções:

- Redundancy-Port (RP) - A porta de redundancia é usada para ambientes com alta disponibilidade (HA- High-Avaiability) e serve para comunicação ponto a ponto entre as WLCs, na verdade serão trocados keepalives a cada 100 milesegundos entre a caixa primária e a secundária, as portas sempre irão utilizar um IP no range 169.254.x.x.

- Service-Port (SP) - A porta de serviço é utilizada para gerenciar a caixa Out of Band, serve como uma porta de management comum de switch, em caso de problema na conexão você pode utilizar essa porta para se conectar (manutenção) ou então recuperar a caixa, uma observação bacana é que ela não suporta trunk e nem vlan tagging.

- SFP/Ethernet ports - São as portas responsáveis pela comunicação entre as interfaces lógicas e o tráfego comum dos clientes, essas interfaces podem entrar em link aggregation (802.3ad), obs as WLCs não suportam PAgP e nem LACP.



- Logical interface - As interfaces lógicas são utilizadas para ajudar a propagação do SSID pelos APs, gerencia da WLC, comunicação entre os APs e a WLC, comunicação dos dados dos clients e mais, 



- Console port - Porta console convencional ou aquela pequena que parece um entrada de carregador, configurações default (baud 9600);

- Virtual interface - Interface virtual, geralmente é criada automaticamente, porém você pode configurar o IP virtual que é estabelecido (1.1.1.1 o mesmo da CloudFlare DNS), é utilizada para funcões de DHCP Relay, acesso ao portal guest, VPNs ou gerencia dos clients, aconselho alterar pois algumas versões de browser já confundem o acesso do captive portal com o DNS da cloudflare.

- Management - Algumas versões de WLC posseum uma porta física chamada management, tem a mesma função que as portas com o mesmo nome em switches, prove acesso SSH à caixa;

- Redundncy-management - Interface secundária de gerencia, prove acesso SSH à caixa (somente WLCs antigas possuem essa porta).

- Video Port - Porta VGA para conexão de monitor;

- USB ports - portas USB padrão, podem ser utilizadas para upgrade de versão ou transferencia de arquivos (FAT16).

Abraços pessoal

2 comentários:

  1. Amigão eu até dei uma parada no meu curso preparatório para certificação Cisco. Mas, sua explanação é ótima. Me motivou até a voltar para o curso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa adilson obrigado pelo apoio, eh show saber q consigo ajudar um pouco, abraços

      Excluir