terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Troubleshoots e dicas EVE-NG


Fala galera beleza?

Essa semana estava brincando um pouco com o EVE-NG porém tive alguns probleminhas com ele, segue algumas das soluções que utilizei para conseguir resolve-los:

Atualização de versão

Galera para realizar a atualização de versão do EVE são apenas 3 comandos necessários (lembrando que a VM tem que estar saindo para a internet e resolvendo nome):

apt autoremove
apt update
apt upgrade

Após terminar de atualizar, aconselho rebootar a VM e limpar o cache do browser (perdi um tempinho nessa parte)  pois o navegador irá ficar em loop caso você não limpe;

Web Console não faz login

Galera, esse problema aconteceu comigo agora a pouco, ele ocorre devido a 2 motivos:

- O primeiro é o espaço em disco da VM que ficou cheio, utilize o comando abaixo na CLI da VM para verificar a utilização:

df -h



- O segundo é o crash do banco de dados do SQL da VM (caso você tenha desligado a máquina com o EVE rodando):

unl_wrapper -a restoredb



Vale também tentar em último caso o famoso fixpermissions:

/opt/unetlab/wrappers/unl_wrapper -a fixpermissions

Baixar a versão Professional ao invés da Community

Galera esse erro alguns colegas meus cometeram e me pediraam ajuda (Josimar me deve uns 30 minutos de ajuda kkkk) , os sintomas são:

- Nenhum equipamento inicia, mesmo com memória e CPU disponíveis;

Utilize o comando abaixo para identificar qual versão você baixou e instalou:

dpkg -l eve-ng
dpkg -l eve-ng-pro

Perder o acesso Admin web

Esse caso acontece bastante quando você recebe VMs customizadas e não sabe o usuário e senha do acesso web, utilize (versão community):

echo "DELETE from users where username = 'admin';" | mysql --host=localhost --user=root --password=eve-ng eve_ng_db

echo "INSERT INTO users VALUES ('admin',NULL,'root@localhost',-1,'Eve-NGAdministrator','85262adf74518bbb70c7cb94cd6159d91669e5a81edf1efebd543eadbda9fa2b',NULL,'','admin','',1);"| mysql --host=localhost --user=root --password=eve-ng eve_ng_db

Esse comando vai resetar para o usuário admin e a senha eve.

Versão PRO:

echo "DELETE from users where username = 'admin';" | mysql --host=localhost --user=root --password=eve-ng eve_ng_db

echo "INSERT INTO users VALUES ('admin',NULL,'root@localhost',-1,'Eve-NG Administrator','85262adf74518bbb70c7cb94cd6159d91669e5a81edf1efebd543eadbda9fa2b',NULL,'','admin','',0,-1,'internal');" | mysql --host=localhost --user=root --password=eve-ng eve_ng_db

Terminal antigo ou acessos remotos (VNC etc) não funcionam

Galera, uma dica bacana para uma melhor experiência utilizando o EVE é utilizar os "Client Side packets" que são uma série de ferramentas que ajudam na utilização do emulador:




Cookbook

A última dica bacana é estar sempre de olho no Eve-Cookbook que é sempre atualizado junto as versões do EVE,e é totalmente grátis:



Outras ajudas:
FAQs:
https://www.eve-ng.net/index.php/faq/

Eve Node Calculator:
https://drive.google.com/file/d/1Rbu7KDNSNuWiv_AphWx0vCek8CKVB1WI/view

Client Side:
https://www.eve-ng.net/index.php/download/

Eve-Cookbook
https://www.eve-ng.net/wp-content/uploads/2020/01/EVE-COOK-BOOK-1.26-2020.pdf

Abraços pessoal

39 comentários:

  1. Opa, legal essas dicas em? Mas você poderia também agradecer a quem te ajudou nisso, não acha ? Pegar esse conteúdo em diversos foruns e publicar em seu "blog" sem agradecer é um pouco fora de contexto, não acha ? Grande abraço e sucesso no suu Blog C&P.

    #LuisCruz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Luiz beleza? As dicas e tshoots foram tiradas do proprio FAQ do site do Eve (que está no post no final) e os screenshots são da minha maquina pessoal, abraços!

      Excluir
    2. Tudo na paz Diegão CopyPaste, uma dica de alguém que sempre te apoia, seja mais humilde e agradeça aqueles que você pede apoio, copiar informação daqui pra colar ali não vai te dar benefícios "PAS"

      #LuisCruz

      Excluir
    3. Luiz cara nao estou entendendo, não copiei conteúdo de ninguem, os casos que citei acima aconteceram comigo ou com colegas como coloquei no post e algumas das soluções estão no FAQ do próprio EVE, o post nao serve para lucrar em nada (nunca recebi 1 centavo pelo blog) serve para ajudar quem passa pelos mesmos problemas que eu passei e se preciso agradecer a alguém nesse caso é ao proprio site do eve....

      Excluir
    4. Luiz, acho que você deveria agradecer que tem alguém gastando o próprio tempo fazendo um conteúdo para tirar duvidas, independente se ele copiou ou não.. muitos não sabem onde mais pesquisar resposta se não for por aqui. Então já que está com seu bumbum no sofá escrevendo bosta aqui no blog dos outros, aproveita e se levanta para lavar uma pilha de louças, arrombado

      Excluir
  2. Boa Noite. Eu estou com problema no meu EVE, onde eu instalei normalmente e consegui ter o acesso pelo browser, mas no dia seguinte eu faço o login na máquina virtual normalmente, mas quando vou tentar acessar pelo browser não abri nada. O que poder ser?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Leo beleza? cara vc confirmou se a VM pegou o mesmo IP? se sim tenta abrir uma aba anonima para matar o cache do browser, deve resolver, abraços.

      Excluir
  3. Bom dia !! A minha maquina fisica não consegue pingar para o ip do meu eve . Com isso , eu não consigo abrir o meu eve apartir do browser . Gostaria que alçguem me ajudasse !

    ResponderExcluir
  4. Resolvi desta forma: unl_wrapper -a restoredb
    Muito obrigado!

    ResponderExcluir
  5. Estou com problema com mikrotik e pfsense que não iniciam, mas os nodes cisco carregam normalmente, fiz o mesmo procedimento de instalação em outra máquina, não tive problema e ainda estou com a seguinte mensagem:
    /opt/unetlab/wrappers/unl_wrapper -a fixpermissions
    PHP Warning: file_get_contents(/opt/unetlab/platform): failed to open stream: No such file or directory in /opt/unetlab/html/includes/init.php on line 71

    Será que é este o problema?
    Se alguém puder ajudar, desde já agradeço

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde, conseguiu resover amigo? mesmo problema por aqui...

      Excluir
    2. estou com o mesmo problema

      Excluir
    3. Estou com o mesmo problema, alguem conseguiu resolver ?

      Excluir
    4. Pessoal ninguém conseguiu resolver o problema ?

      Excluir
    5. pessoal, eu sei que o console para o pfsense tem que abrir como vnc e não com telnet

      Excluir
    6. bom dia, não sei se o pessoal ja conseguiu resolver, mas com algumas dicas da internet consegui resolver corrigindo a virtualização dos processadores de minha maquina virtual

      Excluir
  6. Eu adicioneis as imagens, quando escolho o cisco IOL ele liga e desliga. se eu tentar acessar o telnet com ele ligado não me permite pois dá erro.

    poderiam me auxiliar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, sei que já faz bastante tempo dessa dúvida, mas caso não tenha resolvido ou outra pessoa tenha o mesmo problema.
      Estava com esse mesmo erro, o problema era a licença que estava incorreta, gerei uma nova licença com o arquivo .py correto e funcionou normalmente.
      Espero ter ajudado!

      Excluir
  7. Ola ! Subi minha vm no Xen-Server e esta rodando normalmente. Adicionei duas imagens. Fortgate 7.2 e 6.0 E duas Mikrotik 6.40 e 6.48. Nenhuma delas inicia. Apenas as VPCs que ja vem na instalação.

    Segui todos os passos descritos na documentação do EVE. Alguém tem alguma dica do que pode ser ? Nenhuma mensagem de erro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. No Xen-Server tive o mesmo problema, mudei meu virtualizador para o VMware ESXi e deu certo =)

      Excluir
  8. Olá, no meu Eve-NG tenho o seguinte problema...
    Eu não consigo fazer os equipamentos que estão dentro do eve (as imagens mikrotik, por exemplo) não consigo abrir o Winbox pelo IP que elas recebem via DHCP (eu adiciono a network management cloud) adiciono um DHCP-Client na RB e ela consegue buscar um endereço de DHCP na mesma faixa do meu roteador, mas não consigo pingar pra nenhuma outra máquina da rede.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou com o mesmo problema e não consigo resolver, vc conseguiu?

      Excluir
    2. Estou com o mesmo problema, só consigo acesso por mac, já por ip não consigo; nem pegando ip dhcp-client e nem com ip fixo tenho acesso por ip.

      Excluir
    3. Resolvi usando a chr mikrotik versão 7.6 e consigo conectar por ip normalmente, apesar do eve-ng mudar nome da interface para ether2 (logo vc deve configurar dhcp-client para ether2) e depois tu renomeia ela para ether1 normalmente.

      Excluir
    4. Vá em settings da vm, na aba network ative promiscuous mode. Aqui resolveu fazendo isso.

      Excluir
  9. Boa noite
    Estou instalando o EVE-NG em uma VM Player 16.2, carreguei o arquivo na maquina virtual e ao iniciar o EVE ao aparecer para inserir o login de autenticação do EVE , aparece varias mensagens como
    cc_final_message.py(warming) : Used fallback datasource
    E so fica nessa tela e nao consigo digitar nada, nem inserir o login
    Agradeço muito se puderem responder

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa blz? da uma olhada nesse vídeo e nos comentários, tem algumas soluções diferentes lá: https://www.youtube.com/watch?v=jUJl0slJeFM abraços!

      Excluir
  10. Bom dia pessoa, blz?
    Fiz a instalação no EVE-NG ISO em um servidor Dell vSphere ESXi 6.0, Meu pc esta na mesma rede do servidor, consigo pingar pro EVE-NG normalmente porem nao consigo acessar via browser. Alguem consegue me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E consigo acessar via SSH normalmente tambem.

      Excluir
    2. Depois de muito bater cabeça, tentei acessar pelo internet explorer e funcionou. Só não entendi o porque não consigo via Chrome. rsrs

      Excluir
    3. Opa galera aqui no meu caso alguns protocolos não funcionam sem desabilitar o firewall local, deem uma olhada no anti virus também, pode ser algo neles.

      Excluir
  11. OBRIGADO MEU MANO, TINHA DESLIGADO A MAQUINA COM O EVE RODANDO, JA TAVA FICANDO LOUCO AQUI <3 <3

    ResponderExcluir
  12. Opa, blz. O meu quando vou ligar uma imagem ele liga e desliga a imagem, viu esse problema?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Luiz beleza? cara da uma olhada se isso acontece somente com as imagens que são emuladas via QEMU, se sim pode estar faltando habilitar emulação no seu hypervisor ou na bios do seu PC, abraços.

      Excluir
  13. Oi Boa tarde!,
    Acabei de instalar o EVENG mas os equipamentos CISCO que eu preciso para poder rodar meu lab...não tem, estou na versão 20.04 tem alguma dica de como por mais equipamentos da cisco? e a versão free

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Opa Rafael beleza? cara você precisa baixar as imagens dos equipamentos, por exemplo, FTD, ISE, routers etc , tem um link bom pra baixar todos: https://labhub.eu.org/ abraços

      Excluir
  14. Boa noite, estou com um problema aqui nas imagens L2 no EVE-NG, sempre que inicio o host em segundos ele desliga novamente.
    Alguém aqui já passou por isso?
    Já reinstalei as imagens, mas mesmo assim continua o problema.
    Abraços! (:

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hummm estranho, para as imagens IOUs é raro esse problema, tem um passo a passo que tinha feito pro GNS3 que também server pro EVE https://www.youtube.com/watch?v=Hk0NYqBVrDs outro vídeo pra verificar também é esse https://www.youtube.com/watch?v=MSYzs9jjqwE&t=142s que tem alguns tshoots para o Win11 e pros QEMU, da uma olhada.

      Excluir
    2. Opaa, Eu vou dar uma olhada uma olhada nesses vídeos aí!!
      Muito Obrigado Meu Amigo!!

      Excluir