domingo, 8 de dezembro de 2019

Estudos para o CCIE - Final


Fala galera beleza?

Quem acompanha o blog deve ter percebido que não tenho postado muita coisa ou criado muito conteúdo nos últimos meses, e o motivo era que estava 100% focado na prova prática do CCIE que havia agendado no meio do ano.

Pois bem vim postar o resultado dessa jornada de anos de estudo, finalmente consegui passar na prova e na certificação, agora sou um CCIE R&S!!!!



Vou explicar um pouco como é a prova prática em si para galera que não conhece, se trata de um laboratório com 9 mini PCs (2 monitores de 29 polegadas para cada) e no caso do lab móvel (foi o que eu fiz aqui em SP ontem na própria Cisco) o acesso é remoto no sistema de prova e pode sofrer com um pouco de latência e travamentos, porém minha prova só travou 2 vezes e sofreu 1 lentidão rápida, nada que afetasse o desempenho).

A prova dura 8 horas e meia sendo 30 minutos para um lanche do Subway com batata Ruffles e suco de potinho, a prova é divida em 3 sessões, a primeira é a de troubleshooting (2 horas para ela), depois vem a sessão de diagnostic (30 minutos) e por fim a sessão de configuration (5 horas para ela).

Galera durante a prova o nervosismo toma conta, e percebi que tudo vai bem até a sua solução não funcionar,  ai o desespero toma conta e você tem que se acalmar e manter o foco pois o clima é muito tenso por si só, para ter uma ídeia do desespero que da, consegui realizar o penultimo ticket faltando uns 3 ou 4 minutos pro fim da tshoot, e  consegui resolver o último ticket faltando 20 segundos para terminar (até soltei um palavrão na sala kkkkk).

Galera, tem uma cena que simplifica muito os sacrifícios para essa certificação:

Você passou no CCIE? E que o te custou?

Tudo que eu tinha....

kkkkkkk, brincadeiras a parte, posso citar 3 situações que me marcaram na preparação para a prova que me fizeram entender que estava no caminho certo, a primeira foi quando estava estudando bastante há uns 2 anos atrás, estava praticamente pronto para agendar a prova, porém a minha sogra sofreu 3 infartos e 1 avc e precisei adiar a prova para poder cuidar da minha filha que ficava com ela durante o dia, na época até o meu antigo cordenador (Claudião abraço) me deu uma força que nehum chefe daria...

A segunda foi quando também há mais ou menos 1 ano atrás, estava na pegada estudando com vários colegas (Josimar, Adinor, Chang e outros) e já estava para agendar a prova também, porém mais uma vez precisei adiar por conta de uma cirurgia no pezinho da minha filha (ela faz tratamento desde que nasceu) e me desistabilizou totalmente essa situação, além de uma grastite forte que precisei tratar.

Agora nos últimos meses meu pai está com cancêr na garganta e em tratamento,  porém na terça feira  (2 dias antes da prova) ele quase morreu e foi parar na UTI, graças a deus melhorou na quarta feira e na quinta consegui fazer a prova, porém estava bem desanimado e cansado pois precisei correr atrás de muitas coisas nessa semana (além de algumas situações complicadas com o próprio velho).

Para resumir, além do valor da prova ($450 doláres a escrita e $1.900 doláres a pratica), a prova suga todas as suas energias e te desgasta de todas as formas possíveis.



Apesar de tudo isso, às 2 da manhã da sexta feira recebi o primeiro e-mail da Cisco informando que o resultado já estava disponível, quando olhei junto com a minha esposa não acreditei que tinha passado (alias até agora não caiu muito a ficha).

Só tenho a agradecer a Deus primeiramente que sem ele não seria nada, à minha esposa e familía que me apoiou nos estudos e nas horas mais difíceis, a galera dos estudos e dos grupos (Josimar, Paulo, Julian, Adinor, Reynaldo e outros), também à galera da Natura e da Marisa que me ajudaram de diversas formas.



Obrigado galera e agora vou conseguir focar em criar conteúdo e ajudar a galera!


Como foi a prova do lab parte 1:

Como foi a prova do lab parte 2:


Abraços

8 comentários: