sexta-feira, 8 de julho de 2022

LABs voltaram nas provas CCNA e CCNP Cisco

 



Fala galera beleza?

Agora é oficial, a Cisco trouxe de volta os laboratórios práticos para as provas de nível associate e professional, eles chamam esses labs de performance-based-labs e assim como nas provas mais antigas, irão contar muitos pontos no resultado final de cada exame.


A imagem acima é um exemplo de lab que irá cair nas provas, são dois painéis interativos sendo que do lado esquerdo irá apresentar a topologia que deve ser configurada e do direito a CLI do equipamento que você selecionar (bem parecido com o modo HTML5 dos emuladores atuais), além disso, serão apresentadas algumas tasks para cada lab (ex.Task1- configure o etherchanel entre os switches de distribuição com o protocolo proprietário Cisco, Task2 - configure o FHRP entre os switches de distribuição com protocolo proprietário Cisco, etc), a outras funções nos labs foram adicionadas como um botão para enviar o mesmo comando a todos os equipamentos do lab, o único problema é que não há a possibilidade de abrir mais de uma aba por lab (você terá que abrir um equipamento por vez) e isso pode ser um problema na hora do troubleshoot.

Os labs foram desenvolvidos para durarem de 5 a 7 minutos de cada prova, porém quem já fez os labs nas versões mais antigas sabe que isso não é real, cada lab leva no mínimo uns 15 minutos para ser realizado e revisado devido a importância na pontuação (lembro que no CCNA se errasse um lab perdia cerca de 100 pontos na pontuação final, e não passei na minha primeira tentativa do CCNA por causa do lab de ACL que errei).

Outra observação é que não é possível retornar aos labs assim que você muda de questão na prova (somente a Cisco faz isso, não sei porquê), então cuidado na hora de realizar o lab.

Uma dica galera, no último mês o pessoal que foram fazer as provas, foram pegos de surpresa e muitos não passaram por conta das configurações solicitadas, a dica é espere um pouco para realizar a sua e consiga feedbacks em foruns e grupos de estudo do que está caindo de verdade para você não perder o seu rico $$$.

Link para a postagem original:

https://blogs.cisco.com/learning/new-performance-based-lab-exam-items-build-opportunities

No CCNA pelo que tenho escutado nos grupos, o primeiro lab é de roteamento estático IPv4 e IPv6 (rota default e rota estática normal),  e o segundo é de configuração de vlan em porta + voice vlan, já o CCNP Enterprise me passaram que há labs de BGP VPNv4 (VRFs) e de OSPF, porém não tenho mais informações sobre as outras tracks.

Abraços pessoal

8 comentários:

  1. obrigado pela atualização sobre os Labs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pela informação estudarei mas os labs Valeuu.

    ResponderExcluir
  3. Eae beleza onde consigo fóruns sobre as questões ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara sei que no https://www.9tut.com/ tem alguns dos labs que caem na prova, da uma olhada, agora dump oficial não sei não, abraços

      Excluir
    2. Obrigado vou dar uma olhada, acabei reprovando , mais na próxima irei passar

      Excluir
  4. Fui surpreendido com 5 labs na minha prova Ccna que fiz recente em 2024 me pegou muito de surpresa teve lab de ospf, lab de Telnet, lab de vlan e voice vlan, lab pra habilitar bpdu guard, talvez tenha sido algo pontual pra mim mais achei exagero cair 5 labs quase não consegui terminar, e resumindo eu reprovei, agora estou procurando um fórum ou grupo pra pegar informações, e caiu 85 questões dissertativas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara 5 labs é um exagero da Cisco e 85 questões também, antigamente eram 3 labs e umas 50 questões... zuado, os labs do CCNP antigamente eram nesse formato, mas não desiste não mn, na próxima acompanha os grupos de estudo e tenta fazer mais simulados e da uma olhada no https://www.9tut.com/ vale a pena!

      Excluir
    2. Vou desistir não, achei exagero também 1 deles não deu tempo de fazer, mais a segunda tentativa vai ser melhor obrigado !!

      Excluir